sábado, 2 de fevereiro de 2013

Roberto Carlos e seu funk melody


Olá, pessoas!
Sei que demorei, mas aqui estou, pronto para mais uma crônica musical sobre uma música marcante para mim! Dessa vez, trouxe uma música daquelas bem românticas, que dá vontade de cantar para aquele alguém que se ama tanto que nem um segundo longe dela é suportável. Mas, incrivelmente, não é uma dessa músicas com um violino apaixonante e um piano caudaloso, mas uma batida eletrônica feita na pickup do DJ Batutinha.
“Hã?!”, eu sei que você pensou e disse. Pois é, uma música de amor, falando do quanto se quer proteger uma mulher, em ritmo de balada – ou melhor, como definiram o críticos, “funk melody”. Trata-se de “Furdúncio”, parceria de Roberto Carlos e Erasmo Carlos – aliás, se não me engano, a primeira em mais de 20 anos... A música encontra-se nos bailes funk do morro onde vive Morena (Nanda Costa), na novela de Glória Perez “Salve Jorge”.
Devo admitir que, ao  ler que Roberto Carlos, o grande Rei das músicas românticas, havia composto em ritmo de funk, fiquei totalmente desgostoso e preconceituoso. Não quis nem ouvi-la, de início! Entretanto, acabei, sem querer, assistindo a um capítulo da novela (que não é lá essas coisas – desculpe, querida Glória Perez, cujos trabalhos sou muito fã, mas você errou feio dessa vez!), e justo no momento em que tocava esta música no baile funk. De imediato, não reconheci a voz, mas não dá para confundir o jeito Roberto Carlos de cantar!
Fiquei chocado, e acabei indo pesquisar a letra na Internet. Juro que me surpreendi – era linda! Acabei baixando seu EP “Esse Cara Sou Eu” na pré-reserva via iTunes e, no chegado dia, fui escutar a música inteira. Apesar do ritmo diferente, Roberto Carlos, só para variar, acerta em cheio com a letra engraçada e romântica ao mesmo tempo, e renova seu respeitável público ao colocar a letra nesse ritmo que faz sucesso com a nova geração (ressalto aqui que não faço parte dessa geração, porque não gosto de funk – apesar de ter gostado dos meus 10 aos 14 anos). Mais uma vez, Roberto nos prova sua versatilidade e nos mostra o motivo de estar há tantos anos no sagrado panteão dos artistas brasileiros mais célebres de todos os tempos.
Minha avó, fã assumida do Rei desde o início de sua carreira, comprou o EP físico, e pude novamente sentir o poder de Sua Majestade. “Furdúncio”, composta pelos amigos de longa data Roberto e Erasmo, tem arranjo de DJ Batutinha, teclados deste e de Tutuca Borba, além da guitarra de Ringo Moraes. A letra fala do homem que leva sua mulher para a festa, e está sempre ao seu lado, a fim de evitar que outros galos venham ciscar no seu galinheiro.
Considero, até, que essa letra é quase uma paródia do sucesso “Esse Cara Sou Eu”, tema dos protagonistas da mesma novela de Glória Perez, interpretados por Nanda Costa e Rodrigo Lombardi. Ambas têm a mesma temática, mas tratadas de maneiras tão dissonantes que dificulta acreditar que a mesma pessoa as compôs. Mas foi a mesma pessoa, e isso é mais uma prova do talento inato que Roberto Carlos vem nos mostrando desde o final da década de 1950.
Espero que vocês curtam a letra da música e, se possível, pesquisem-na no YouTube e/ou baixe-a no iTunes – valerá a pena!
Abraços a todos,
Caio César.

Onde ela vai eu vou
Onde ela está eu estou
E cada dia mais doido por ela eu sou
Eu sempre imaginei aquilo tudo pra mim
Mas só acreditei
Quando ela disse que sim

Quando ela chega é um furdúncio adoidado
E todo mundo quer ficar do seu lado
Às vezes não quero sair, mas eu saio
Do que é meu eu cuido e não me distraio

Aquela maravilha andando sozinha
Tem um aviso pra dizer que ela é minha
Quebrando tudo de um lado pro outro
Colado nela é que eu me sinto mais solto

Onde ela vai eu vou
Onde ela está eu estou
E cada dia mais doido por ela eu sou
Eu sempre imaginei aquilo tudo pra mim
Mas só acreditei
Quando ela disse que sim

Quando ela chega todo mundo se encanta
Quando ela dança todo mundo levanta
Pra ver de perto aquela coisa bonita
Que me assanha, me provoca, me agita

Não deixo aquela maravilha sozinha
Causando confusão enquanto caminha
Quebrando tudo de um lado pro outro
Colado nela é que eu me sinto mais solto

Quando ela chega todo mundo se encanta
Quando ela dança todo mundo levanta
Pra ver de perto aquela coisa bonita
Que me assanha, me provoca, me agita

Não deixo aquela maravilha sozinha
Causando confusão enquanto caminha
Quebrando tudo de um lado pro outro
Colado nela é que eu me sinto mais solto

Onde ela vai eu vou
Onde ela está eu estou
E cada dia mais doido por ela eu sou
Eu sempre imaginei aquilo tudo pra mim
Mas só acreditei
Quando ela disse que sim

Onde ela vai eu vou
Onde ela está eu estou
E cada dia mais doido por ela eu sou
Eu sempre imaginei aquilo tudo pra mim
Mas só acreditei
Quando ela disse que sim

10 comentários:

  1. Anônimo6:57 PM

    Terrific work! That is the type of info that are
    meant to be shared across the internet. Disgrace on Google for no longer positioning this post upper!

    Come on over and seek advice from my website . Thank you =)

    Also visit my homepage - Ohrenkerzenbehandlung

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks for the accolade! It's too bad Google doesn't give importance to little websites, but it should if audience grows! So spread the news - it shall help on our development! And, please, identify yourself when you come around! See ya!

      Excluir
  2. Anônimo12:53 AM

    Great beat ! I wish to apprentice even as you amend your website, how could
    i subscribe for a blog web site? The account aided me a acceptable deal.
    I were tiny bit acquainted of this your broadcast offered vivid transparent idea

    Visit my web site; steuerkanzlei stuttgart
    Also see my site - außerhäusliches arbeitszimmer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey there! Thanks for accolades! I really appreciate your visit, though I don't understand the link of some of your comments to this post. But never mind - the important is that you like it! If you want to subscribe to the blog, go on "Seguidores" space - it's in Portuguese, I may presume. If you don't have a Blogger account, as I think so since you posted anonymously, you may subscribe to RSS - which means getting the posts on your homepage as you open your navigator. They're all great options, but you can visit the blog every day too, since I don't have a certain date to post. You'll always be welcome! And, please, identify yorself nex time you're around!

      Excluir
  3. Anônimo9:14 PM

    It's an remarkable article in favor of all the internet users; they will get benefit from it I am sure.

    Visit my page glutenfreie rezepte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi! I'm not sure you had comprehended the text I wrote in my post, but it has nothing to do with Internet users or something on that way. Though, I'm glad for your visit! And, please, identify yourself next time you're around!

      Excluir
  4. Anônimo12:25 PM

    This is very fascinating, You're an overly skilled blogger. I have joined your rss feed and look forward to searching for extra of your great post. Additionally, I've shared
    your website in my social networks

    My blog - alternative investment mutual funds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you, dear! Your visit and disclosure are truly important to the blog! Now you'll be tuned in everything about the website! I only feel sorry for not understanding your site - I don't know a word in German... Anyway, thanks for accolades! And, please, identify yourself next time! See ya!

      Excluir
  5. Anônimo11:41 AM

    I just like the helpful info you provide to your articles.
    I will bookmark your blog and take a look at again right here regularly.
    I'm rather certain I'll learn a lot of new stuff proper here!
    Best of luck for the following!

    Feel free to surf to my webpage ... paleodiät

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks a lot for following! Hope you like the future content to be posted here! Come around - you're welcome - but, please, identify yourself next time! See ya!

      Excluir