Pages

quarta-feira, 3 de junho de 2015

DEZ ANOS DE MÚSICA NA VIDA

Olá, pessoas!

Hoje é um dia muito feliz e muito especial para o blog Música Na Vida: é a data de criação do Música Na Vida! E, em 2015, a data é ainda mais especial: sim, estamos completando dez anos! Caramba, já se vão dez anos desde o primeiro post publicado aqui!... Como o tempo passou rápido! Em 3 de junho de 2005, eu era uma criança de dez anos, antissocial, com poucos amigos, e que adora passar as tardes na frente do computador - ainda um desktop de tela de tubo, com um Windows 98 rodando na CPU... Para tentar aplacar minha solidão e, ao mesmo tempo, mostrar ao mundo meu amor pela música - companheira constante na minha vida desde que me entendo por gente - decidi pesquisar tutoriais no Google de como se criar um blog, que começava a se tornar uma tendência à época. Em poucas horas, meu blog estava criado - e entrava no ar o Música Na Vida! Tanta coisa se passou nesses dez anos - cursei todo o Ensino Fundamental e Médio, passei no vestibular, entrei para Ciência Política, não gostei do curso, tive uma crise existencial e pensei em mudar de faculdade, desisti de mudar e continuo na Ciência Política, dirigi e roteirizei meu segundo curta-metragem ("Projeto Víbora"), escrevi e publiquei um livro ("Imortalidade"), comecei e terminei relacionamentos,... O tempo passou, e eu passei junto com ele! Hoje consigo olhar para trás, para esses dez anos, e percebo o quanto eu melhorei mas, ao mesmo tempo, o quanto eu valorizo esse passado.

Gente, olha só que coisa antiga! Layout super mal feito no Paint, para comemorar, acho eu, cem visitas no blog.

Bem, para comemorar esses dez anos de Música Na Vida, decidi fazer este post especial, no qual irei fazer uma espécie de linha do tempo do blog. Vamos relembrar aqui os melhores momentos do blog desde sua criação até os dias de hoje. Sim, falarei das coisas boas e das coisas ruins, falarei dos posts idiotas e dos posts legais,... Enfim, falarei de tudo e mais um pouco! Venha conosco, e embarque nessa volta ao tempo!

Vídeo raro da Rita Lee, no Festival de Verão de Salvador, em 2005 - ano de criação do Música Na Vida!

2005

No dia em que criei o Música Na Vida, já comecei errando... A mensagem de boas-vindas saiu depois da primeira postagem de fato do blog! Era para ter saído antes, mas me atrapalhei (ainda estava aprendendo) e acabei postando a letra da música "Lágrimas e Chuva", do Kid Abelha, antes do previsto! Na época, eu havia comprado o DVD "Acústico MTV" da banda, e essa música era uma das prediletas - ainda é uma das minhas preferidas do Kid Abelha, a bem da verdade!

Vídeo da performance de "Lágrimas e Chuva", do Kid Abelha, no "Acústico MTV" deles - e ainda tem aquela introdução com "Tudo de Nós"!

No dia seguinte à criação do blog, eu percebi que faltava conteúdo sobre música na internet - os artistas ainda não manuseavam com atenção seus websites, e os poucos sites sobre o assunto eram mal feitos, como aqueles hospedados no AngelFire ou no GeoCities. A única artista que consegui encontrar um site com um layout bonito e com informações realmente relevantes sobre sua carreira foi a Mãe do Rock - Rita Lee! Havia uma biografia bem completa sobre ela e sua carreira no site dela, e copiei o texto na íntegra para postar no blog. Atualmente o texto original sumiu do site de Rita Lee e, desde então, o blog virou um centro de referência para informações mais detalhadas sobre a cantora - essa biografia é o segundo post mais lido da história do Música Na Vida!

Videoclipe acústico de "Mania de Você", de Rita Lee.

2006

Em 2006, eu estava na sexta série e acabara de mudar de colégio. Foram tempos difíceis... Sempre tive problemas com bullying na escola, e ser o aluno novato só agravou minha situação. Passei por situações horrorosas e extremamente desgastantes, e tudo porque os meninos não conseguiam entender por quê eu não gostava de futebol nem de nenhum esporte com bolas (eu tenho pavor de objetos voadores, incluindo bolas sendo arremessadas na minha direção), por quê eu só tinha amigas mulheres (porque eu me sentia mais confortável e em uma zona de conforto assim), e logo me apelidaram de gay, viado, bicha, entre outros. O bullying só existe porque o agredido se sente agredido. Hoje em dia ser taxado dessa forma - porque, sim, ainda continuam me chamando de gay - não me atinge mais, pelo simples fato de que estou seguro com a minha sexualidade (sou heterossexual), não vejo problemas com esse rótulo de homossexual (depois da UnB, isso passou a fazer parte do meu cotidiano, então já não tenho mais receio ou preconceito com a comunidade LGBTT), e que cada um que sabe de si. Esse rótulo de gay, que ainda me ronda, só me atrapalha na hora de me relacionar amorosamente com as mulheres - na maioria das vezes que flerto com as meninas, elas não entendem minha intenção (até porque sou bem tímido) e acabam confundindo as coisas...

Videoclipe de "Open Your Eyes", da banda Snow Patrol, que marcou muito minha vida nessa época.

Bem, voltando ao blog, que é o assunto de hoje: em 2006, continuei a postar com uma certa frequência no Música Na Vida, mas a escola não me permitia dedicar mais horas do meu dia a isso. Os posts mais relevantes daquele ano, certamente, foram da série "A Vingadora", que foi um conto escrito por mim, baseado na mitologia egípcia, que contava uma história bem dramática e histriônica. Hoje, passados todos esses anos, me divirto muito relendo esse conto, porque vejo com eu cresci enquanto autor - meu livro, "Imortalidade", publicado há pouco tempo atrás, tem uma escrita bem mais redonda e melhor trabalhada, mas sempre dramática e recheada de referências à cultura pop.

Estátua da deusa Ísis, da mitologia egípcia.

2007

2007... Mais conhecido como o ano que eu queria deletar da minha memória. Por causa deste ano e de seus eventos, precisei de quase seis anos de terapia para voltar a ser uma pessoa palatável. Sofri muito com o bullying nessa época, estava com sérios problemas com meus pais e minha família no geral, me sentia extremamente sozinho, estava com muitos problemas escolares (eu fora diagnosticado com transtorno do déficit de atenção há alguns meses, e ainda me acostumava a tomar Ritalina, cujo vício consumiu meu organismo, e da qual estou totalmente livre há quatro anos),... Não foi fácil enfrentar tudo isso, e a terapia foi de suma importância para eu ficar bem com o mundo e comigo mesmo - aliás, muito obrigado à minha psicóloga, Dra. Cida!

Crianças, fiquem longe das drogas, do álcool, do cigarro,... e da Ritalina!

No Música Na Vida, devido a esses problemas pessoais, não conseguia me inspirar para publicar nada por aqui... Creio que o post mais interessante/relevante de 2007 foi a letra da música mais chiclete daquele ano - "Umbrella", parceria da novata Rihanna e do rapper Jay Z. Escutei tanto, mas tanto, essa música que demorei alguns anos para parar de odiá-la... Hoje em dia, até dou conta de ouvir e até dançar, mas o pior é saber toda a letra ainda.

Videoclipe de "Umbrella", de Rihanna e Jay Z.

2008

No ano de 2008 eu estava prestes a fechar um ciclo da minha vida - era a oitava série, eu iria entrar logo para o Ensino Médio, e tudo era novidade. A minha vida privada ainda não estava cem por cento, mas as coisas já haviam tido francas melhoras - eu conseguia conversar com meus pais, o bullying parou de me atormentar tanto, eu tinha amigas de verdade (pelo menos eu achava que tinha...), e eu conseguia escrever bastante - não só no Música Na Vida, mas também fora dele, porque minha produção poética era incessante à época.

Videoclipe de "L'Amour... Ce Remede", versão em francês de "Love Never Fails", de Sandy & Junior.

No blog, os dois posts mais interessantes desse ano foram, sem dúvida, a letra de "L'Amour... Ce Remede" - versão em francês do hit "Love Never Fails", que estourava nas rádios brasileiras na voz da dupla mais linda e amada da minha vida, Sandy & Junior - e também o álbum de fotos da cinessérie "High School Musical" - chegava aos cinemas "High School Musical 3 - Ano da Formatura", a última parte da saga de Troy, Gabriella, Sharpay, Ryan, e seus amigos, e claro que fui assistir na estreia e chorei litros o filme inteiro!

Videolipe de "Can I Have This Dance?", uma das músicas mais lindas do filme "High School Musical 3 - Ano da Formatura".

2009

Em 2009 entrei de vez para a adolescência - estava no primeiro ano do Ensino Médio, tudo o que eu escutava era PAS (Programa de Avaliação Seriada, da Universidade de Brasília - UnB) e vestibular, e a pressão para estudar e tirar boas notas era massacrante. No fim daquele ano, terminei um relacionamento sério e fiquei bem abalado emocionalmente - e, desde então, não tive mais nada sério com ninguém... Eu sei, é muito tempo, mas aquilo que falei sobre o bullying era um dos entraves para que eu conseguisse namorar novamente.

Videoclipe de "You Know I'm No Good", de Amy Winehouse.

Os posts mais interessantes do Música Na Vida em 2009 foram duas canções, cujas letras eu coloquei na íntegra, que são bem distintas uma da outra, mas que foram da maior importância para mim à época: "You Know I'm No Good", da cantora inglesa Amy Winehouse, que fazia enorme sucesso e arrastava multidões para seus shows e para as capas de tabloide que estampavam seu uso abusivo de drogas e de álcool (Amy morreria em 2011, de intoxicação acidental de bebida alcoólica), e "Main Vari Vari", de Kavita Krishnamurthy e Reena Bhardwaj, que é originalmente do filme indiano "Mangal Pandey: The Rising", mas que conheci através da telenovela "Caminho das Índias", de autoria de Glória Perez e protagonizada por Juliana Paes, Márcio Garcia e Rodrigo Lombardi. Estava escutando novamente essas músicas para escrever essa parte do post, e percebi que ainda gosto dessas duas músicas - isso significa que elas ainda me dizem alguma coisa internamente. E isso é bom.

Cena do filme "Mangal Pandey: The Rising" com a música "Main Vari Vari".

2010

2010 foi mais um ano bem complicado... Na escola tudo estava bem - foi o único ano do Ensino Médio que passei direto, sem recuperação - mas na vida pessoal tudo estava zoneado. Meu grupo de amigas de colégio sofreu um racha bem complicado, e aquelas brigas me deixaram extremamente sensível e chateado. No fim das contas, acabei brigando com duas amigas que achei que fossem amigas de verdade, no mesmo tempo que minhas outras amigas decidiram sair do colégio e estudar em outro lugar. Claro que o emocional ficou bem abalado, e eu me vi sem chão. Para completar a confusão mental, viajei para a China no final do ano - e esta foi uma viagem que mudou minha vida, me fez refletir sobre o futuro, e me fez escolher prestar vestibular para Ciência Política.

A Grande Muralha da China, no inverno. Fazia -20ºC no momento dessa foto. Créditos: Rinaldo Mancin

No Música Na Vida, foi o ano mais inativo do blog: postei apenas de janeiro a abril - e sumi do mapa por um bom tempo! Dessa forma, os posts mais relevantes de 2010 foram a letra de "Bad Romance", da Lady GaGa (à época, a grande revelação da indústria fonográfica e fashionista), e de "Pés Cansados", da Sandy (que lançava "Manuscrito", seu primeiro trabalho solo após o fim da carreira em dupla com Junior Lima, seu irmão, em 2007). E claro que eu amo de paixão "Pés Cansados" - e estou a escutando enquanto escrevo isso!

Videoclipe de "Pés Cansados", da Sandy.

2011

O ano de 2011 foi de grandes mudanças, grandes surpresas e de grandes decisões. Foi ano de vestibular, último ano do Ensino Médio, mudança repentina de escolha de carreira profissional (de jornalista, passei a querer ser diplomata), conhecer pessoas novas no colégio,... Não foi exatamente fácil, mas dei conta - e ainda saí no lucro, porque consegui entrar em uma universidade pública, sendo o primeiro a família a conseguir tal feito.

"Body and Soul", última gravação registrada em estúdio por Amy Winehouse. Ela gravou com Tony Bennett, e morreu poucas semanas depois.

No Música Na Vida, tivemos dois momentos bem especiais, mas por motivos bem distintos: o choque da morte de Amy Winehouse, que andava bem sumida da mídia depois de muitos problemas com drogas e que morreu de forma trágica; e a alegria de poder assistir ao show de Sandy, em sua turnê "Manuscrito", que inaugurava sua carreira como artista solo, e cujo repertório era bem variado e inspirador. Em 2011 comecei a abandonar o uso do "internetês" - aquela linguagem horrível que os adolescentes dos anos 2000 usavam para se comunicar no MSN Messenger e que era praticamente incompreensível para quem não era da mesma faixa etária. Sério, eu estava relendo alguns posts do Música Na Vida e tenho dificuldade de saber o que foi que eu mesmo escrevi!

Videoclipe de "Quem Eu Sou", da Sandy.

2012

Em 2012 tudo estava diferente: eu finalmente estava livre de escola, e pronto para a faculdade! Claro que não foi como eu esperava, porque teve uma greve interminável bem no começo do semestre e que quase me fez perder o semestre de aula, mas eu consegui ter uma boa impressão da UnB, de seu ambiente, das suas pessoas, de seus professores,... Eu pensei que havia encontrado, afinal, o meu lugar - pouco depois percebi que não era bem assim...

Videoclipe oficial de "Another Brick in The Wall, Pt. 2", do Pink Floyd. Essa música reflete bem meu sentimento quando entrei na UnB...

O Música Na Vida, com a liberdade que a UnB me permitia, começou a tomar a forma atual, com uma atualização um pouco mais frequente e com postagens mais encorpadas. Os destaques de 2012 no blog são, sem dúvida, a Série Tulipa Ruiz, que tratava da vida e da obra da cantora mais encantadora daquele ano, que surgira despretensiosa com "Efêmera", mas que logo me tomara com "Víbora" (que viria a ser tema de um projeto futuro do Música Na Vida); e o show da Rainha da Pop Madonna - ainda não sei como convenci meus pais a viajarem comigo de Brasília a São Paulo para assistir à turnê "The MDNA Tour 2012" no Estádio do Morumbi... Foi uma experiência incrível, e não vejo a hora de poder assistir Vossa Majestade novamente!

Videoclipe de "Girl Gone Wild", da Madonna.

2013

Em 2013 a vida particular foi objeto de diversos problemas, para variar um pouco... Tive um colapso nervoso, e fui parar no psiquiatra, que me diagnosticou com transtorno de ansiedade. Desde então tomo ansiolítico para controlar minha ansiedade, e confesso que, apesar de saber que esses remédios fazem mal para o organismo, ele me faz bem e estou feliz com o uso deste. Sofri algumas desilusões amorosas também, e decidi ali que não iria mais procurar o amor - uma hora ele virá para mim e me mostrará o caminho de tijolos dourados para a Cidade das Esmeraldas.

Videoclipe de "All Your Gold", da Bat For Lashes.

No Música Na Vida, foi um ano bem agitado, então escolhi apenas alguns momentos marcantes: o post da letra de "All Your Gold", single do novo trabalho da Bat For Lashes (pseudônimo utilizado por Natasha Khan), que relatava uma de minhas desilusões amorosas e que foi alvo de uma crítica abusiva, respondida por este que vos fala de forma incisiva e firme (confira nos comentários do post); o post especial sobre "Dança dos Vampiros", filme de Roman Polanski, que me demandou um profundo e complicado estudo sobre a história do filme e da música "Total Escuridão" - adaptação em português de "Total Eclipse of The Heart" que, por sua vez, é uma versão da alemã "Totale Finsternis", do musical "Tanz Der Vampire" - e da língua alemã, que eu não falo mas tive que aprender um pouco para ler o material disponível na internet sobre o tema; o show de Baby do Brasil, na turnê "Baby Sucessos", que trouxe a grande estrela dos Novos Baianos de volta aos palcos profanos, depois de alguns anos dedicada à música gospel e à pregação evangélica, e que contou com a ajuda de Pedro Baby, um de seus seis filhos com o músico Pepeu Gomes; o show da turnê "Sim", da Sandy, que celebrava o lançamento de seu novo disco, homônimo da turnê, e no qual eu sentei bem perto da minha ídola; e o show mais incrível de 2013: Loreena McKennitt, a maior representante da cultura celta, em São Paulo, como parte da sua turnê "The Journey So Far Tour", que foi a primeira vez da canadense no Brasil.

Apresentação ao vivo de "The Mummers' Dance", de Loreena McKennitt, retirada do DVD "A Night From Alhambra".

2014

Chegamos, então, a 2014, mais conhecido como ano passado. Foi um ano relativamente tranquilo para a minha vida pessoal - sem brigas, sem conflitos, bem medicado - mas a vida acadêmica deu ruim - reprovei matérias demais na UnB, e corri sério risco de ser desligado da faculdade. Isso foi parte por conta do colapso nervoso do ano anterior, que foi acompanhado de uma crise de identidade sobre a escolha de Ciência Política como profissão. Teve também a traumática hora de tirar carteira de motorista - depois de reprovar três vezes na prova prática, consegui minha licença e agora já tenho minha definitiva!

"Projeto Víbora", o curta-metragem dirigido e roteirizado por Caio César Mancin.

O Música Na Vida cresceu bastante nesse ano, principalmente por conta do "Projeto Víbora", o projeto mais ousado do blog até então - um curta-metragem em cima da música "Víbora", da Tulipa Ruiz, que contou com dois atores incríveis e talentosos. Foi uma grande realização para o Música Na Vida, e também uma grande realização pessoal - sou apaixonado por cinema, e pretendo seguir nessa carreira depois de me formar na UnB! Outros eventos marcantes foram: o show do The Legendary Tigerman, cantor português que admiro muito, cujo show no Brasil eu esperava há muito tempo, e com quem pude tirar uma foto a seu lado; o conto "Foco de Luz ou Super Trouper", dividido em dez partes, que conta uma história envolvendo ABBA e descobertas na adolescência; e a peça musical "Rita Lee Mora Ao Lado - O Musical", baseado no livro homônimo de Henrique Bartsch, que conta a vida da Rainha do Rock sob o ponto de vista de uma vizinha fictícia, protagonizada por Mel Lisboa ("Presença de Anita"), que tirou uma foto comigo e me deu o seu autógrafo.

Videoclipe extraoficial de "Do Come Home", do The Legendary Tigerman. Essa versão foi produzida pela emissora Antena3, de Portugal.

2015

Agora estamos em 2015. São dez anos de Música Na Vida, e tanta coisa se passou que parece que já foram cinquenta anos. O tempo passa bem depressa, vivemos muitas coisas ao mesmo tempo, e parece que sempre temos pressa para tudo. Ainda não consigo escolher eventos marcantes para 2015 - minha vida pessoal está estável, estou indo bem na faculdade, e o Música Na Vida foi a poucos eventos ainda. Talvez, daqui a alguns meses, eu tenha um anúncio muito importante a fazer, mas ainda é cedo para dar qualquer spoiler para vocês!

Vídeo especial do Música Na Vida sobre a discografia de Amy Winehouse.

Quero novamente agradecer a todos que, de alguma forma, contribuíram para que o Música Na Vida pudesse completar essa marca histórica de dez anos de atividade. Obrigado por ler as postagens, por comentar, por falar mal, por falar bem, por compartilhar os links, por acompanhar o blog pelas redes sociais também, por estarem aqui - sem vocês, sem leitores, sem viewers, não há como manter de pé qualquer projeto na internet! É muito gratificante perceber que o meu trabalho está sendo reconhecido, e que vocês se interessam pelo conteúdo aqui produzido e postado. São dez anos de muitas alegrias, de muitas lutas, e de muita força de vontade!

Versão ao vivo atualizada do clássico "Lágrimas e Chuva", do Kid Abelha. Vídeo retirado do DVD em comemoração aos 30 anos da banda.

Continue acompanhando-nos, porque música boa é no Música Na Vida!

Abraços,
Caio César Mancin.

Um comentário:

  1. Muitos parabéns ao blog, espero que complete muitos mais anos!

    Aproveito a oportunidade para apresentar também um novo blog, que ainda está a dar os primeiros passos: o Mundo de Música: (http://mundodemusicas.com/)

    ResponderExcluir