quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Mangue Beat

Oi, amigos!
Lendo o título deste post, vocês devem estar se perguntando: mas do que diabos esse Caio está falando?! Esse estilo de música nem combina com ele!! ... Pois é, amigos, também me perguntei isso quando ouvi o estilo... Porém, devo confessar que, após audição de uma música em especial, tive que admitir que o estilo me agrada - mesmo que seja apenas uma música!
A música em questão é "Ela Falava", do cantor pernambucano Otto, que está em seu mais recente álbum, "The Moon 1111". A canção tem participação especial da atriz Tainá Müller, famosa por seus papeis em novelas como "Insensato Coração" e "Cheias de Charme", e no cinema como em "As Mães de Chico Xavier". Acho a Tainá linda demais, e sua voz encaixou com graça nessa música, tal qual Scarlett Johansson conseguiu em um disco inteiro com o roqueiro Pete Yorn - o qual também amo de paixão! Aos que estão sempre no blog, o nome da música não deve ser estranho: recentemente, atualizei minha página Top 50 e, indubitavelmente, esta música entrou nela, porque estou viciadaço nela!
O estilo de Otto, o mangue beat, devo confessar que não é muito a minha praia, mas passei a ter uma opinião formada depois que escutei mais dele - não só as músicas de Otto, mas também Chico Science e sua Nação Zumbi, além de Robertinho do Recife, o precursor do gênero. Não é mesmo meu estilo - sou mais do jazz, do pop e da Broadway - mas essa música, "Ela Falava", tem um encanto especial que me deixou vidrado! O jeito como Otto encadeia os versos e o vocabulário que ele usa na letra me instigaram a imaginação e me fizeram imaginar um romance assim, como o da música... Como seria bom um amor desse!
Descobri a música quando li que o projeto Natura Musical havia lançado músicas novas. Sou fã do projeto desde o lançamento da belíssima versão que Vanessa da Mata fez de "Ê Baiana", eternizada pela diva Clara Nunes. Também foi lá que pude escutar as primeiras prévias do vindouro disco de Tulipa Ruiz, "Tudo Tanto" (o qual aqui resenhei), "Dois Cafés" (com participação especial de Lulu Santos) e "É". O projeto da Natura, uma empresa do ramo da cosmética, é promover artistas alternativos no mainstream e chamar a atenção para o bem que a música faz para o corpo. Quem estiver curioso para conhecer o projeto, entrem no site http://naturamusical.com.br/ e ouçam os últimos lançamentos do projeto.
Bom, vou deixar de enrolação e deixar vocês lerem logo a letra da música. Se gostarem, baixem-na no site do Natura Musical (todos os downloads lá são gratuitos e em altíssima qualidade de som) e escutem-na. Infelizmente, ainda não há clipe para essa música, mas eu espero ansioso por um - se houvesse participação da Tainá Müller, seria melhor ainda, pois já a vi num clipe e achei super legal (música "Sushi", da já citada Tulipa Ruiz, com direção da atriz e cantora Leandra Leal)!
Creio que publicarei ainda alguma coisa aqui no blog antes de viajar nas minhas (curtas) férias mas, caso não poste nada, quero desejar um Feliz Natal a todos e um Próspero Ano-Novo! Que 2013 venha cheio de música boa e peças de teatro incríveis para eu assistir e resenhar!
Abraços a todos,
Caio César.

P.S.1: A quem interessar, o link do Top 50 do blog é http://musicanavidadocaio.blogspot.com.br/p/top-50.html , ao passo que a resenha que fiz do disco da Tulipa, "Tudo Tanto", se encontra em http://musicanavidadocaio.blogspot.com.br/2012/10/serie-tulipa-ruiz-parte-final.html .
P.S.2: Antes que vocês pensem besteira, depois de eu tanto ter elogiado o projeto Natura Musical e a marca Natura, eu NÃO estou recebendo nada por essa propaganda!!! Eu bem que gostaria de já estar nesse nível do high society, mas ainda falta-me muito arroz e feijão...


Ela me falava de coisas ruins
Até de futebol
Ela tomava conta de mim
Ela me falava de coisas...

Ela me falava de coisas ruins
Até de futebol, até de futebol

E hoje na calma da idade
Ela me falava de coisas ruins
Coisas que se perdem, que se trocam,
Que se vendem, mas não podem
Ela só queria dançar rock 'n' roll

Ela falava
E eu não via
Mas acreditei
Naquela mesma tarde que eu te olhei
(2x)

Ela me falava de coisas ruins
De curtir cultura pop
E jogar frescobol
Que não é esporte

Ela me falava quando a terra seduzia a lua
As mudanças da maré
Ela me falou do jogo em que Pelé a seduziu
E me pariu

Dum ambiente assim formoso quanto tiroloso
Resta!
Ela me amava e não falava mais
Das coisas que eu acreditei

Ela falava
E eu não via
Mas acreditei
Naquela mesma tarde que eu te olhei
E atrevi
Pedi a mão

Ela parou
Pediu a lei
E o soldado só falava japonês
E dedurou na China onde é que estava o Dalai Lama
Era na grama

Ela falava
E eu não via
Mas acreditei
Naquela mesma tarde que eu te olhei
(2x)

Nenhum comentário:

Postar um comentário