sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

The Cure por Scarlett Johansson

Olá, amigos!
Bem, estou no meu recesso de fim de ano, e fico de pernas pro ar até 7 de janeiro. Entretanto, viajo amanhã para Recife e ficarei offline até 7 de janeiro. :D Pois é, "'c'est la vie', say the old folks"...
Para compensar essa ausência, vou postar hoje a letra de um clássico dos anos 1980, mas que, entretanto, eu só descobri de verdade sua força ao escutar um cover dela, datado de 2009. Trata-se de "Boys Don't Cry", da banda inglesa The Cure.
Essa música data de 1979, e trata da história de um jovem que desistiu de correr atrás de um amor perdido, e decide apelar para a emotividade, na tentativa de conquistar a ex pelas lágrimas. Segundo o que consta na biografia de muitos artistas do gênero, a banda liderada por Robert Smith foi precursora e principal inspiração para o emotional hardcore, o infame "emo", bastante conhecido na primeira década dos anos 2000. O gosto por maquiagens pesadas e as letras falando de homens com sentimentos foi uma mudança e tanto para os padrões da época, em que o público se recuperava do meteórico fenômeno do punk rock, encabeçado pelos Sex Pistols.
Eu já havia escutado várias vezes essa música - minha mãe é fã do The Cure e tem vários discos dele aqui em casa - mas confesso que nunca havia parado para prestar atenção no que dizia a letra. Entretanto, há uma semana atrás, numa das minhas escavações musicais pela Internet, encontrei um cover dessa música, que decidi escutar por curiosidade com relação a quem cantava - Scarlett Johansson. Como é?! Sim, é a Scarlett Johansson, que interpreta a Viúva Negra no filme "Avengers", que interpreta a Cristina em "Vicky Cristina Barcelona", que interpreta a musa de Johannes Vermeer no filme "Moça com Brinco de Pérola",... Sim, é a gatíssima da Scarlett Johansson!!!
Caso você, caro leitor, acompanhe o blog, lembrará-se que já falei da carreira de cantora de Scarlett Johansson aqui várias vezes - inclusive no último post desse blog! Gosto muito da voz da Scarlett e, quando a vi cantando essa música para um EP ao vivo gravado para o iTunes, fiquei pasmo como ela deu uma interpretação linguística e musical completamente distinta à canção. Ela, simplesmente, me fez entender o sentido das palavras da música e me fez enxergar que garotos também tem sentimentos - a sociedade, infelizmente, ainda reprime os que expõem os seus... Já senti isso na pele e sei do que falo...
A versão de Johansson é emocionante, então peço (quase exijo) que você a escute, caro leitor. Não adianta nem fazer comparações entre original e cover - é até injusto com Scarlett, que começou sua carreira musical em 2009, com o disco "Anywhere I Lay My Head", ser comparada com Robert Smith, vocalista do The Cure, em ação desde 1976!
Bem, obrigado pela atenção - e pela paciência por ter lido todo esse texto! Espero que vocês curtam a letra da música!
Abraços,
Caio César.

I would say I'm sorry
If I thought that it would change your mind
But I know that this time
I have said too much, been too unkind

I try to laugh about it
Cover it all up with lies
I try to laugh about it
Hiding the tears in my eyes
'Cause boys don't cry
Boys don't cry

I would break down at your feet
And beg forgiveness, plead with you
But I know that it's too late
And now there's nothing I can do

So I try to laugh about it
Cover it all up with lies
I try to laugh about it
Hiding the tears in my eyes
'Cause boys don't cry
Boys don't cry

I would tell you that I loved you
If I thought that you would stay
But I know that it's no use
That you've already gone away

Misjudged your limits
Pushed you too far
Took you for granted
I thought that you needed me more

Now I would do most anything
To get you back by my side
But I just keep on laughing
Hiding the tears in my eyes
'Cause boys don't cry
Boys don't cry
Boys don't cry

Um comentário: