quarta-feira, 27 de março de 2013

Especial Bat For Lashes – Parte I

Olá, galera!
Hoje darei início a mais uma série especial do blog Música na Vida! Depois do bem sucedido Especial Tulipa Ruiz, publicado no ano passado, hoje começa o Especial Bat For Lashes! Neste especial, dividido em cinco partes, vamos fazer uma vistoria geral na carreira da banda-pessoa da Bat For Lashes, ou Natasha Khan, a cabeça por trás desse fenômeno indie. E, para dar início à série, vamos ao primeiro álbum da banda, “Fur and Gold”, e à minha música preferida dele, “Prescilla”. Serão quatro posts sobre minha música preferida de cada álbum da banda, mais uma outra que foi feita para um outro projeto e não se encontra em nenhum disco desta. O último post, de acordo com o padrão estabelecido pelo especial da Tulipa, será uma resenha crítica do mais recente álbum de Natasha Khan, o aclamadíssimo “The Haunted Man”. Fiquem de olho, e garanto que vocês irão se divertir muito com este especial!
Então, vamos lá: nascida em 25 de outubro de 1979, em Londres, Inglaterra, Natasha Khan é de descendência paquistanesa por parte de pai, e inglesa por parte de mãe. Criada em Wembley até seu pai, jogador profissional de squash, decidir se mudar, com toda a família, para Rickmansworth, em Hertfordshire, a fim de treinar para o esporte um primo de Natasha. Após o divórcio de seus pais, quando ela tinha 12 anos, decidiu aprender piano sozinha, mostrando-se desde cedo uma autodidata nata.
Na escola, Khan era vítima de racismo por conta de sua descendência paquistanesa, mas evitava falar do assunto em casa por vergonha. Com boa parte da família vivendo no Paquistão, Khan viajou diversas vezes ao país, o que lhe trouxe uma carga artística que, mais tarde, viria a influenciar seu trabalho como musicista. Por conta do bullying que sofria na escola, acabou se tornando má aluna e, depois de concluir o colégio, arranjou um emprego. Após juntar determinada quantia de dinheiro, largou o emprego e foi mochilar durante três meses entre Estados Unidos e México.
Após a viagem, Natasha voltou para a Inglaterra, e iniciou sua faculdade de música e artes visuais na Universidade de Brighton. Lá, produziu diversas instalações artísticas e, após concluir o curso, arranjou emprego como professora de ensino fundamental e se pôs a produzir o material para o seu primeiro álbum. Tendo Björk e Kate Bush como principais referências artísticas, Khan começou a gravar em 2004 as músicas para “Fur and Gold”. Seu primeiro espetáculo de peso foi sendo show de abertura para CocoRosie em seus shows por Londres, e logo Natasha havia virado a queridinha de estrelas do estilo freak-folk, como Devendra Banhart e as próprias irmãs do CocoRosie. O primeiro single do Bat For Lashes, “The Wizard”, foi lançado pelo selo independente She Bear Records e, em 2006, Khan assinou com a Echo e lançou o disco “Fur and Gold”. Em 2007, ela trocou a gravadora pela Parlophone, que relançou o disco, além de faixas bônus. Sua sonoridade foi comparada, pela crítica britânica especializada, ao de Siouxsie Sioux, Björk, Fiona Apple, entre outras.
Para divulgar o álbum, Bat For Lashes se apresentou no SXSW, no Glastonbury, no Rock em Seine, além de servir como número de abertura para diversos shows do Radiohead naquele ano de 2007 – a banda de Thom Yorke divulgava o revolucionário álbum “In Rainbows”. Khan foi indicada ao BRIT Awards e ao Mercury Prize, e ganhou o prêmio ASCAP de Vanguarda. Em 2008, Natasha engatou um romance com o músico Will Lemon, vocalista da banda Moon and Moon, e os dois foram morar juntos em Williamsburg, Brooklyn, Nova York, Estados Unidos. Pouco tempo depois, o relacionamento chegou ao fim, e a solidão trouxe à Khan a inspiração que ela precisava para escrever as músicas de seu próximo álbum, “Two Suns”.
Agora, quanto à canção “Prescilla”: como a maior parte dos artistas, Khan não divulga o que quer dizer com suas letras, mas algumas pistas são visíveis. Na minha interpretação, Prescilla é o “nome de guerra” da prostituta Karen, que está cansada da vida das ruas e quer viver uma vida comum, com filhos e um marido, sem ter que vender seu corpo por dinheiro. Ela já foi a grande estrela da prostituição de beira de estrada, mas está decadente e cansada. Agora, ela encontrou um cliente que a fez suspirar mais alto e parece estar apaixonada por ele, mas ela precisa decidir este debate interno: se ela deve continuar nas ruas, ou seguir seu coração e se entregar ao amor. Também se pode interpretar esta canção como um apelo do alter-ego de Natasha, Pearl (mais sobre ela, no próximo post), para que Prescilla, uma femme fatale não se aproxime do homem que Karen ama, mas Prescilla quer seduzi-lo apenas por prazer – ela não sente nada por ele, apenas quer alimentar sua própria vaidade.
Bem, podem-se fazer diversas interpretações sobre a canção “Prescilla”, mas o que importa é que a música foi um sucesso no underground indie, e que foi por meio desta que o Bat For Lashes ganhou destaque na imprensa britânica. O sucesso no exterior veio com o álbum seguinte, “Two Suns”, o hit “Daniel”. De qualquer forma, a Bat For Lashes já era predestinada ao sucesso. Bem, fico por aqui por hoje, mas logo voltarei com a segunda parte do Especial Bat For Lashes!
Até mais, galera!
Abraços,
Caio César.

There's a girl that wants to stop
Been thinking about having a couple of kids
Comb a brush around their heads in the morning
To be needed, simply and with meaning

Her name is Karen
Been on the road for so long
She wants to live in a place that has a number and a name
Find love as an anchor before the courage is gone

She really loves him, Prescilla
She really loves him, Prescilla
She really loves him, I tell you
She really loves him, Prescilla
She really loves him, Prescilla
She really loves him, I tell you

To live life outside the whirl
To break the cross that bears her name
She's not your queen anymore, queen of the highway
Needs something better than running away

She really loves him, Prescilla
She really loves him, Prescilla
She really loves him, I tell you
She really loves him, Prescilla
She really loves him, Prescilla
She really loves him, I tell you

Gone away
Queen of the Highway
Gone away

Gone away
Queen of the Highway
Gone away

Nenhum comentário:

Postar um comentário