sábado, 5 de setembro de 2015

Especial SILVA - Parte I

Olá, pessoas!

Hoje começo o Especial SILVA! Sim, depois de Tulipa Ruiz e de Bat for Lashes, o Música Na Vida está de volta com mais uma série especial de posts sobre a discografia de um artista! Para este especial, nos debruçaremos sobre a vida e a obra de Lúcio de Silva Souza, mais conhecido pela alcunha de SILVA. O especial será dividido em quatro partes: a primeira é essa, na qual apresentarei o artista; a segunda será uma breve retomada da trajetória de SILVA e uma resenha faixa a faixa de “Claridão”, seu primeiro disco; a terceira será no mesmo esquema da anterior, com uma resenha faixa a faixa de “Vista Pro Mar”, o disco seguinte; e, por último, uma resenha crítica sobre toda a carreira de SILVA, além de um texto especial sobre uma música do artista – ainda a ser escolhida.

Lúcio de Silva Souza, o SILVA. Créditos: Pick Uo Your Headphones/ Divulgação

Nascido em Vitória, Espírito Santo, em 3 de julho de 1988, Lúcio de Silva Souza é um canceriano que começou cedo a se interessar por música. Seu irmão mais velho, Lucas Souza, já fazia sucesso no universo musical cristão contemporâneo – o gospel – desde 2004, quando lançou “Capturado”, seu primeiro disco como a Lucas Souza Banda. Souza começou a fazer sucesso nacional e internacionalmente, tendo se apresentado em países como Japão, Estados Unidos, e diversos países europeus. A banda encerrou suas atividades oficialmente em 2013, quando Souza optou por empresariar SILVA, que já despontava como um dos grande nomes na nova onda da MPB.

Show na íntegra de Lucas Souza, irmão de SILVA. Atualmente, Lucas se dedica a cuidar da carreira de seu irmão caçula.

SILVA começou sua carreira em 2011, ao gravar seu primeiro EP, autointitulado, que já contava com os hits “12 de Maio” e “Imergir”. No ano seguinte, relançou o EP, agora sob o título “2012”, a fim de incluir novas composições e dar uma noção mais homogênea do que viria a ser seu primeiro disco completo.


Em outubro de 2012, chega ao mercado “Claridão”, o disco de estreia de SILVA, e logo seu nome se tornou referência obrigatória nas listas de artistas revelação e de melhores discos do ano. SILVA surgiu para o mainstream como um artista tímido porém seguro de si, e “Claridão” foi sucesso de vendas tanto nas plataformas digitais – SILVA já era bem conhecido nas redes sociais e no circuito underground da internet – quanto nas lojas de disco. Ainda em 2012, SILVA grava “Eu Me Lembro”, canção em parceria com a cantora e atriz Clarice Falcão, para o disco de estreia desta, “Monomania”, além de tocar violino nesta e em mais duas músicas do disco (“De Todos os Loucos do Mundo” e “Oitavo Andar”). Falcão é, além de cantora de sucesso, atriz do coletivo artístico Porta dos Fundos, que lança semanalmente vídeos de humor pelo YouTube, tendo se tornado uma das principais atrizes destes.


Em 2014 chega às lojas “Vista Pro Mar”, o segundo disco de SILVA. Um pouco mais eletrônico, porém não menos pop, do que “Claridão”, o disco deixa claro o crescimento de SILVA enquanto compositor, e traz músicas mais complexas e mais intensas. O disco também conta com a participação especial da cantora Fernanda Takai, vocalista da banda mineira Pato Fu, na música “Okinawa”. “Vista Pro Mar” foi sucesso nas plataformas digitais, e o artista caiu na estrada para divulgar o trabalho.


Atualmente SILVA está percorrendo Brasil e exterior com a turnê de “Vista Pro Mar” e, paralelamente, apresenta o show “SILVA Canta Marisa Monte”, que deve virar um especial para o Canal BIS, canal a cabo da Globosat. No dia 8 de junho, SILVA lançou a primeira prova de seu próximo trabalho de estúdio: a canção “Noite”, com participações especiais de Lulu Santos e do rapper Don L. Se seguir na linha dessa música, o próximo disco de SILVA será certamente mais um sucesso de crítica e de vendas.


Obrigado a todos pela leitura desse texto, e espero que vocês continuem a acompanhar o Especial SILVA aqui no Música Na Vida! Fique de olho no nosso Twitter @musicanavidabsb para não perder nenhum post!

Abraços,
Caio César

Nenhum comentário:

Postar um comentário