segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Evento "Música + Ambiente", com Zé Renato, Nina Becker e Regina Fittipaldi - Realização em 19/09/2016

Acontecendo mensalmente, desde maio de 2016, no CCBB Brasília, o projeto "Música +" tem por objetivo traçar paralelos e cruzamentos entre músicas e diversas áreas do conhecimento, proporcionando não apenas um bate-papo agradável, mas também uma interação entre personalidades dos mais distintos universos. Na edição de setembro, o tema escolhido por Zé Renato, ex-integrante dos grupos Boca Livre, Zil e Al di Meola e curador do projeto, foi meio ambiente e suas correlações com a música. Para acompanhá-los musicalmente, o músico chamou a cantora Nina Becker, integrante sazonal dos grupos Negresko Sis e Orquestra Imperial e artista solo de sucesso nas mídias independentes, e o superintendente executivo de Políticas Públicas e Relações Externas do WWF-Brasil, Dr. Henrique Lian. No entanto, Lian foi substituído às pressas, por conta de problemas pessoais, pela arquiteta, urbanista e ambientalista Regina Fittipaldi.

Créditos: Bendita Produções - Facebook

O trio subiu ao palco do Teatro I do CCBB Brasília pouco depois de 19h40, com Zé Renato declamando um poema belíssimo sobre a preservação do meio ambiente. Durante o papo, Renato e Becker tocaram diversas canções com temática relativa a meio ambiente e natureza, enquanto debatiam com Fittipaldi sobre as condições climáticas atuais e futuras e sobre o impacto dos tratados internacionais de preservação do meio ambiente, estabelecidos em reuniões de cúpula como a ECO-92 e a COP-21. Ora em dupla, ora em momentos solo, ambos os artistas se revezaram em músicas icônicas como "A Correnteza" (Tom Jobim), "Um Índio" (Caetano Veloso), "Primavera" (Tim Maia), "Na Ribeira Desse Rio" (poema de Fernando Pessoa musicado por Dorival Caymmi), "Suplício Cearense" (Luiz Gonzaga), "Sobradinho" (Sá & Guarabyra), "Flor do Cerrado" (Caetano Veloso), "Matança" (Xangai), "Refazenda" (Gilberto Gil), "Terra" (Caetano Veloso), entre outras. A música de encerramento do bate-papo foi, como jamais poderia deixar de ser, "Mamãe Natureza" (Rita Lee & Tutti-Frutti).


Foi, sem dúvida, um evento maravilhoso, não só por conta do excelente repertório musical, mas também por conta do tema debatido - questão esta de suma importância atualmente, visto que a Terra está em grave risco com o aquecimento global e que Brasília, uma vez vista como um manancial, agora sofre racionamento de água por conta da seca. Ao final do evento, consegui conversar brevemente com Nina Becker, e falei de minha admiração por seu trabalho como artista - acompanho-a desde seu primeiro EP, "Superluxo" (2007) - e da relação de meu pai com a avó de Nina - ele, Rinaldo César Mancin, trabalhou com Bertha Becker, famosa geógrafa e pesquisadora brasileira, na década de 1990, pela reestruturação dos projetos governamentais em prol da sustentabilidade, e me fala maravilhas a seu respeito desde que sou criança. Infelizmente, Bertha morreu em 2013, mas seu legado continua até hoje nos estudos etnográficos que versam sobre geopolítica e na formação acadêmica dos diplomatas do Instituto Rio Branco, onde Becker foi professora por dez anos.


Nina foi muito simpática e solícita comigo, e ficou bem comovida quando contei de meu pai e sua avó e quando mencionei sua filha, Cora (fruto do relacionamento de Becker com o músico Marcelo Callado). Espero poder ver, em breve, um show solo e completo de Nina Becker - sua linda voz é um bálsamo sonoro!

Créditos: Arquivo pessoal

Um comentário:

  1. Como sempre, este Blog mostra não só uma das melhores narrativas em relação a realidade da apresentação, bem como o carinho e respeito pelo seu trabalho que este "cara" demonstra em cada palavra que ele discorre para seu público. Parabéns mais uma vez por este relevante trabalho, não somente para os artistas, mas também para todas a s pessoas que curtem o Música na Vida!!!!!!!

    ResponderExcluir