sexta-feira, 23 de maio de 2014

Show "True Tour", do The Legendary Tigerman - Primavera Sound GIG, Móveis Convida Especial - Apresentação de 22/05/2014

Nada como uma boa música para melhorar os ânimos - principalmente depois de uma semana estressante,cheio de trabalhos da faculdade e de problemas do aspecto afetivo... Por isso o show do The Legendary Tigerman, o primeiro artista a tomar parte no Primavera Sound GIG, versão brasileira do famoso festival de música espanhol, foi simplesmente de lavar a alma!

Créditos: Caio César Mancin

O Primavera Sound ocorre anualmente em Barcelona desde 2001, e já reuniu grandes artistas do mercado fonográfico europeu, como Cat Power, Belle & Sebastian, Peaches, The White Stripes. Bat For Lashes, Florence + The Machine, Pet Shop Boys, PJ Harvey, Björk, Franz Ferdinand, The Cure, entre outros. Em 2012, o evento ganhou sua primeira filial, com o Optimus Primavera Sound, realizado em Porto, Portugal. Em 2014, a banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju resolveram trazer o formato para o Brasil e, para isso, chamaram um elenco de peso no underground brasileiro - além deles próprios, vieram também Boogarins, Black Drawing Chalks e Single Parents. Serão dois dias de shows: um em Brasília, e outro, em São Paulo. Para reforçar o time de bandas, foi chamado também o one-man-band Paulo Furtado, mais conhecido por sua alcunha The Legendary Tigerman, além de guitarrista e vocalista da banda WrayGunn. E foi justamente por causa dele que eu fui no festival, sozinho.

Créditos: Caio César Mancin

Créditos: Caio César Mancin

Cheguei ao local, o Arena Futebol Clube, bem cedo (como de costume), e o local ainda estava bem vazio. Fiquei assistindo aos jogos de futsal que aconteciam nas quadras do clube, enquanto não começavam a preparar o palco - ainda apagado, e sem ninguém perto. Por volta das 20h, as luzes do palco foram acesas, e os técnicos de som começaram a ajustar os equipamentos para receber Paulo Furtado. Com apenas quinze minutos de atraso, The Legendary Tigerman subiu ao palco às 20h45, e começou seu concerto com "The Blues Ain't Nothin'", cover da famosa canção interpretada por Dinah Washington. Em seguida, ele veio "Walkin' Downtown", num groove bem country, para, então, chamar o baterista Paulo Segadães para acompanhá-lo em "Wild Beast", de seu mais recente álbum, "True" (2014).

Créditos: Caio César Mancin

Logo após, "Storm Over Paradise", também do disco novo, botou a plateia (ainda que muita enxuta e reduzida) para fazer headbanger ao som de rock 'n' roll do bom. A seguir, a história de um homem que se apaixona "demasiado", como bem definiu Furtado - é hora de "& Then Came The Pain", gravada em parceria com Phoebe Killdeer para o álbum "Femina" (2009). Então veio mais uma história de amor, sobre um gajo que não consegue ver a menina que mora muitos andares acima porque o elevador não funciona - "Twenty Flight Rock", do disco novo, é uma ótima balada.

Créditos: Caio César Mancin

Créditos: Caio César Mancin

A música seguinte, "My Heart, Safe At Home", foi bem romântica e doce, ao passo que, em seguida, "Dance Craze" veio para que todos dançassem bastante, e rápido, como todo bom twist que se preze. Logo após, veio a minha cover predileta do repertório do The Legendary Tigerman: "These Boots Are Made For Walking", originalmente gravada por Nancy Sinatra, e regravada para o disco "Femina" com a participação especialíssima da atriz portuguesa Maria de Medeiros. Foi fantástico ver e ouvir Paulo Furtado cantando essa música tão de perto - eu estava quase grudado no palco - enquanto Segadães arrebentava na bateria. Em seguida, a tristeza: era a última música do show. A alegria: o baterista nos disse que era nossa última chance de dançar, e Furtado escolheu "21st Century Rock 'n' Roll" para encerrar sua curta apresentação. Claro que dancei muito, me diverti muito, e ri muito quando Tigerman subiu no tambor da bateria de Segadães, e fez toda a plateia de coro de "Rock 'n' Roll!", mostrando-se, assim, como um verdadeiro rockstar!

Créditos: Caio César Mancin

Créditos: Caio César Mancin

Em resumo, a apresentação do The Legendary Tigerman foi simplesmente fantástica e animada! De reclamações, apenas os fatos de Furtado ter tocado apenas duas músicas do disco "Femina" - o disco tem ótimas canções que dariam certo mesmo sem as vozes femininas que lhe denominam - e de ele não ter tocado seus novos hits, "Do Come Home" e "Gone"... Ao final do show, engatei uma conversa animada com um casal bem simpático que estava ao meu lado e, juntos, tentamos tirar uma foto junto do artista quando este saía do palco, carregando seus instrumentos, para dar lugar aos goianos do Boogarins, mas foi em vão - ele estava com pressa, e não conseguimos. Já que eu estava sem nada para fazer, fiquei conversando com os novos amigos que fiz ali e, depois de algum tempo, para nossa sorte, Furtado voltou para assistir o show de seus colegas, e conseguimos, então, tirar fotos com ele, que nos atendeu com muita educação e atenção. Muito obrigado, Paulo - você é um grande músico, um grande showman, e um homem de valores!

Caio César Mancin, Paulo Furtado A.K.A. The Legendary Tigerman, e Andressa Valadares

Um comentário:

  1. Andressa12:22 PM

    O show dele foi incrivel mesmo, muito divertido ! Otima noite

    ResponderExcluir