terça-feira, 21 de março de 2017

Toulouse-Lautrec e o Moulin Rouge

Olá, pessoas!

Depois do sucesso do texto sobre o contexto histórico em que se passa a ação do filme "Moulin Rouge - Amor em Vermelho" e da peça "Moulin Rouge - Os Filhos da Revolução", hoje trago uma enxuta biografia de uma das figuras reais presentes no roteiro: o pintor e ilustrador francês Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec-Monfa - no filme de Baz Luhrmann, interpretado por John Leguizamo, ator colombiano radicado nos Estados Unidos.

John Leguizamo em cena como Tolouse-Lautrec no filme "Moulin Rouge". Créditos: Pinterest

Espero que gostem do texto, e aguardem pois muitos outros estão por vir! Obrigado pela atenção de todos, e boa leitura!

John Leguizamo em cena como Tolouse-Lautrec no filme "Moulin Rouge". Créditos: Pinterest

Abraços,
Caio César


Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec-Monfa  nasceu na região de Midi-Pyrénées, na França, em uma família aristocrata e abastada. No entanto, sempre fora rebelde e execrava a opulência dos grandes bailes da alta burguesia francesa, mesmo com sua frágil saúde – por ser filho de parentes consanguíneos, Lautrec nasceu com diversos problemas congênitos que o acompanharam por toda a vida, por isso media apenas 1,42m já adulto.

Obra "Dans Le-Moulin Rouge: La Danse", de Henri de Toulouse-Lautrec (1890). Créditos: WikiArt/ Philadelphia Museum of Art

Seus quadros faziam sucesso entre as altas rodas, e não tardou para que os encantos da Paris moderna que nascia em meados de 1822. Logo, Lautrec se encantou com a energia viva da cidade e por ali viveu pelos próximos vinte anos, tornando-se um dos maiores entusiastas da Art Nouveau e dos cabarés de Montmartre. Por conta do sucesso de seus pôsteres, Oller e Zidler lhe deram uma cadeira permanente no Moulin Rouge, e suas grandes inspirações, como a atriz Yvette Guilbert e a dançarina e criadora do can-can francês Louise Weber, eram figuras constantes nas noitadas de Tréclau (codinome usado por Lautrec para assinar algumas obras menores – é o seu sobrenome escrito em verlan, linguajar coloquial das ruas da França). 

Obra "Moulin Rouge: La Goulue", de Henri de Toulouse-Lautrec (1891). Créditos: Pinterest/ Indianapolis Museum of Art

Infelizmente, Lautrec teve problemas com o alcoolismo durante toda a sua vida, além de ter contraído sífilis em alguma aventura sexual – dessa forma, morreu precocemente aos 37 anos. Sua obra, no entanto, foi eternizada nos mais diversos museus mundo afora.

Obra "Dans Le Lit: Le Baiser", de Henri de Toulouse-Lautrec (1892). Créditos: Pinturas em Tela/ Coleção privada

Nenhum comentário:

Postar um comentário