domingo, 7 de julho de 2019

Peça teatral “Através da Iris” – Apresentação de 07/07/2019

Iris Apfe é uma designer de interiores de mais de noventa anos que, após a terceira idade, foi descoberta pelo mundo fashion por seu estilo único de se vestir e elevado ao status de ícone da moda atemporal e sem idade. Viúva, depois de ser casada com Carl por quase sete décadas, Iris está tendo sua vida recontada por uma equipe de documentaristas, que tentam mostrar sua face mais humana, suas fragilidades e sua linda história de sucesso. Nathalia Timberg, uma grande dama do teatro brasileiro, comemora seus noventa anos de vida encenando um delicado monólogo sobre a vida de Apfe, “Através da Iris”, e mostra uma mulher cheia de nuances e versátil, uma senhora elegante e fina com um gosto peculiar para roupas, e uma pessoa de alma simples e humilde.

Crédito: Divulgação

Timberg tem uma linda forma de conduzir o texto, de autoria de Cacau Hygino, e a direção de Maria Maya, um preciosismo que se transborda tão logo as memórias de Iris vêm à tona e ela traz seu passado de forma intensa e revigorante, independentemente das tristezas ou das alegrias que outrora vivera. Os grandes destaques da montagem vão para a cenografia, que trabalha com projeções animadas de bom gosto e refinado humor, e para a iluminação, que traz uma atmosfera solar nos bons momentos e delicada nos maus momentos, mostrando um trabalho que preza mais pelo sorriso do que pela lágrima.

Crédito: Rodrigo Lopes

Ainda que curto, “Através da Iris” é um belíssimo trabalho e traz uma grande atriz em um papel à sua altura, envolto por um texto refinado e por uma direção de garbo. Nathalia Timberg, que benção poder vê-la ao vivo a cores – um privilégio inesquecível! Sem dúvida, uma peça para se rever para captar ainda mais detalhes dos preciosismos do visagismo e da direção.

Crédito: PurePeople

Nenhum comentário:

Postar um comentário