Sei que demorei uma eternidade para cumprir uma das minhas promessas de início de ano, mas finalmente aqui estou para tal: hoje farei um post especial sobre a Avril Lavigne! Sim, essa cantora linda, nascida em 27 de setembro de 1984, em Belleville, estado de Ontario, no Canadá, sob o nome completo de Avril Ramona Lavigne!
Avril (que em francês significa "mês de abril") foi uma criança bem precoce: aos dois anos de idade, já cantava músicas religiosas com sua mãe. Aos quatorze anos, com o apoio dos pais, já havia montado um estúdio no porão de sua casa, onde tocava teclado, bateria, violão e guitarra, além de cantar como um a profissional. Em 1999, venceu um concurso para cantar "What Made You Say That" com a cantora country Shania Twain - a partir daí, não parou mais. Em novembro de 2000, assinou seu primeiro contrato com uma gravadora, a Arista Records, avaliado em R$1,5 milhão, abrindo mão, então, de terminar a escola - Avril sofria de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e não conseguia concentrar nos estudos, o que lhe causou muitos transtornos e insegurança.
O álbum de estreia, "Let Go", saiu em junho de 2002, e foi um grande sucesso - alcançou o segundo lugar na Billboard 200, e ficou em primeiro lugar no Reino Unido, o que fez de Lavigne a cantora mais jovem a chegar ao topo das paradas britânicas. Atualmente, "Let Go" já bateu a marca de 18 milhões de cópias vendidas, sendo o maior sucesso comercial de Avril Lavigne até o momento. Por este trabalho, foi indicada a 8 Grammys.
Em maio de 2004, depois de ser aclamada pela mídia e de ter vendido milhões de cópias, Avril lança seu segundo disco, "Under My Skin", cuja maioria das faixas foi escrita em parceria com Chantal Kreviazuk, e embarca em sua primeira turnê mundial para divulgar seu novo trabalho. No Brasil, a música mais conhecida do álbum foi, certamente, "Don't Tell Me", usada na trilha sonora da temporada 2004 do folhetim infanto-juvenil "Malhação". A música fez um sucesso absurdo, e mostrou ao mundo quem era essa menina skatista que vinha se tornando febre entre as garotas (e entre os garotos também, apesar de muitos não falarem muito sobre isso).
Em 2007, veio o susto: saía a Avril skatista e roqueira, que só usava preto e só andava entre os meninos, e entrava a Avril patricinha cor-de-rosa, que vestia roupas curtas. A mudança de visual que veio junto do disco "The Best Damn Thing" foi um choque para os fãs mais antigos, mas teve saldo positivo no que concerne à arrecadação de novos fãs, provando que Lavigne estava em busca de uma imagem mais comercial e, por conseguinte, mais rentável. O sucesso veio com o single "Girlfriend", que foi o primeiro da cantora a atingir a primeira posíção da Billboard.
Após o lançamento de "The Best Damn Thing" e da turnê consequente a este, Avril voltou rapidamente aos estúdios para gravar seu novo disco. Entretanto, devido a muitos problemas com sua gravadora, o álbum foi adiado diversas vezes, mas chegou ao mercado depois de dois anos e meio de enrolação. "Goodbye Lullaby" era um disco back on roots, pois Lavigne estava mais roqueira e mais obscura do que em seu álbum anterior. Segundo a cantora, muitas das letras contidas neste álbum foram escritas durante sua adolescência, e o tema central do disco é a separação e a dor da solidão. À época, Avril acabara de se divorciar de seu marido, Deryck Whibley, vocalista da banda Sum 41, e decidiu expôr ao público suas feridas. O álbum foi um grande sucesso comercial, e o single "What The Hell" foi mais um hit na coleção da canadense. Além desta, outra música que fez muito sucesso foi "Alice", composta por Lavigne para a trilha sonora do filme "Alice no País das Maravilhas", dirigido por Tim Burton, e estrelado por Johnny Depp, Mia Wasikowa, Anne Hathaway, Helena Bonham-Carter, entre outros.
Três meses após lançar "Goodbye Lullaby", Avril estava de volta aos estúdios, mas foi apenas com o casamento da cantora com Chad Kroeger, vocalista da banda Nickelback, que o disco novo começou a tomar forma. Em novembro de 2013, é lançado "Avril Lavigne", o álbum autointitulado de Lavigne, que conta com dez parcerias entre Avril e Kroeger, mostrando a sintonia musical do casal. O primeiro single do disco, "Here's To Never Growing Up", foi um sucesso e alcançou rapidamente as paradas musicais do mundo todo, além do videoclipe produzido para divulgar o novo trabalho da cantora, onde Lavigne retoma aquela menina skatista dos primeiros discos da carreira musical dela.
E é com a turnê desse disco que Avril Lavigne aportará em terras brasileiras nesta próxima semana! A cantora apresenta a "The Avril Lavigne Tour" em São Paulo nos dias 29 e 30 de abril; no Rio de Janeiro, dia 2 de maio; em Belo Horizonte, dia 3 de maio; e em Brasília, dia 4 de maio. Eu comparecerei ao show na capital federal, e trarei uma resenha sublime para o Música Na Vida em breve! Aguardem, caros leitores!
Obrigado pela atenção de todos, e espero que todos continuem acessando o blog! Porque música boa é no Música Na Vida!
Caio César.
Nenhum comentário:
Postar um comentário