Olá, pessoas!
Bem, eu havia prometido que faria uma retrospectiva de 2013 aqui no Música Na Vida, mas eu tive alguns imprevistos e acabei não fazendo. Agora, depois das festas, e quase perto do Carnaval, acho que é um bom momento de reflexão sobre esse ano passado, que foi muito importante para o blog e trouxe muitas novidades (boas e ruins) para mim.
Voltemo-nos para o primeiro post de 2013: a letra da música "All Your Gold", do Bat For Lashes. Para quem não se lembra, fiz naquele post um desabafo e acabei sendo duramente criticado nos comentários. Decerto não pude deixar por menos, e saí por cima daquela situação deplorável. O que ainda me intriga naquele episódio é o fato de a pessoa ter postado tais ofensas anonimamente, sem se identificar; entretanto, sei que talvez nem tenha chegado a ler minha resposta - o que é uma pena, porque espero ter ajudado a disseminar o respeito nessa terra de ninguém que a rede mundial de computadores vem se tornando.
Dos posts especiais do Música Na Vida em 2013, acho que podemos nos lembrar do Elvis Presley, que foi um dos mais acessados do ano; da Tina Turner, que emociona a muitos com sua trajetória, tão marcada por desilusões e tristeza, mas que soube dar a volta por cima e se imortalizar como uma diva; do David Bowie, que ressurgiu na indústria fonográfica, derrubando a todos que o julgavam aposentado, e que foi alvo de diversas discussões sobre o futuro do rock - gênero este que ele ajudou a construir com sua obra; e do minha crônica sobre o fim da MTV Brasil, o canal brasileiro der maior representatividade no que concerne à música jovem. Foram todos muito especiais de se escrever, mas o que me deu mais trabalho - e alegria de vê-lo brilhar - foi, sem dúvida, o post sobre "Dança dos Vampiros", filme de Roman Polanski, e suas crias ao redor do mundo. Gostei muito de entrar nessa mistura de universos - cinema, teatro, e música - e de fazer uma pesquisa detalhada e completa sobre o tema - consultei, à época, mais de 10 sites sobre a história, e a maioria deles estava em alemão, o que me deu muito mais trabalho para traduzir.
2013 também foi um ano de eventos especiais, no que concerne ao objetivo do Música Na Vida de disseminar cultura pela internet: fui em diversos shows e peças de teatro, e escrevi resenhas críticas para a grande maioria deles. O primeiro evento do ano foi a peça "Aos Nossos Filhos", estrelada por Maria de Medeiros, atriz portuguesa conhecida por seu trabalho em "Pulp Fiction", do diretor Quentin Tarantino. Ainda tive o grande prazer de encontrá-la ao final da noite, tirar uma foto a seu lado, e pegar um autógrafo! Foi excelente! Tivemos também a peça "Uma Noite na Lua", protagonizada por Gregório Duvivier, uma das maiores estrelas do Porta dos Fundos, na qual ele encarna um personagem dramático que difere muito de seu estilo no famoso canal do YouTube. Além disso, assisti também ao espetáculo "Jukebox - Uma Ficção Científica Musical", um teatro contemporânea totalmente inusitado e inédito para mim, que me deixou intrigado e foi uma das peças mais difíceis de se resenhar que eu já assisti por conta disso, e ao musical "Across The Universe - O Musical", baseado no filme homônimo, que foi um belíssimo espetáculo sobre o amor na voz do Fab Four.
Quanto aos shows, não tenho absolutamente nada do que reclamar, apenas a agradecer: tive o privilégio de assistir Baby do Brasil voltando aos palcos profanos depois de anos dedicada ao gospel; vi Caetano Veloso dando um "abraçaço" em Brasília; vi minha diva Sandy cantando as músicas de seu mais recente disco, "Sim", e, pelos meus cálculos, já grávida mas ainda sem saber; assisti ao experimentalismo da nova MPB pelas mãos e pela voz de Céu, uma das estrelas de maior porte dessa nova onda; Ney Matogrosso e sua sexualidade aflorada, que nos traga para o êxtase com sua performance arrebatadora; Clarice Falcão, esposa de Gregório Duvivier e uma das estrelas constantes do mesmo Porta dos Fundos, cantando seu amor em todos os níveis de loucura; e, por último, ma não menos importante, a canadense Loreena McKennitt, que conduziu São Paulo à uma jornada rumo ao povo celta e suas lendas e histórias fantásticas. Foram todos muito bons, e me deixaram muito feliz de ter podido vê-los ao vivo! E tudo porque música boa é no Música Na Vida!
Além de todos esses eventos, 2013 foi um ano de consolidação de dois projetos do Música Na Vida: os posts regulares do HOT DROPS, que contam as novidades mais quentes dos bastidores da música e do blog, e a série Especial, que contou com sua segunda edição dedicada à inglesa Natasha Khan, mais conhecida por seu pseudônimo Bat For Lashes. Já tenho algumas ideias para a edição 2014, mas aceito sugestões dos internautas. Aliás, esse é um ponto que ainda preciso batalhar mais: uma maior participação de vocês, caros leitores! Sei que os posts do Música Na Vida são, na sua grande maioria, gigantes, mas quem acompanha o blog já deve ter entendido que prezo muito pela qualidade das informações e, para isso, preciso fornecê-la completa para vocês. O HOT DROPS ajudou a dinamizar um pouco, mas sinto que preciso arranjar outras formas - como sempre, estou aceitando sugestões! Comentem nesse post, ou mandem e-mail para musicanavidadocaio@gmail.com!
Bem, se 2013 foi muito bom, 2014 tem tudo para ser melhor ainda! Em breve, teremos a estreia do primeiro projeto audiovisual do Música Na Vida, o curta-metragem "Projeto Víbora", e certamente será um sucesso! Espero que vocês tenham gostado da nossa retrospectiva, e espero que possamos estar sempre juntos e e sintonizados no Música Na Vida!
Abraços a todos e um feliz 2014,
Caio César.
Nenhum comentário:
Postar um comentário